Comecei a gostar bastante de poesia ultimamente. De alguns tipos mais despojados (sei lá se o estilo tem nome), e já me arrisquei escrevendo um. E mesmo que não seja meu primeiro livro de poesia (Cecília Meireles ainda está escondido em algum lugar por aí), foi o primeiro que escolhi conhecendo alguns poemas antes. Li dois ou três poemas no Gregório (tem ou não acento?) Duvivier online antes de comprar Ligue os pontos (na leitura, e se não me engano, estava mais ou menos R$24). Tem na Saraiva online por 20,50 e físico por 25,10.
O livro está dividido em ‘duas partes’: Cartografia afetiva e Aprender a gostar muito. Os poemas são bem simples e gostosos de ler. A maioria dos poemas (ou uma grande parte, pelo menos) me parece dedicada a cariocas. Fala muito do Rio de Janeiro (o que é de se esperar de alguém que escreve sobre o que conhece, e mora no RJ), por isso para uma mineira dos 0 aos 17 (e seguindo) não vai fazer muito sentido. Tem referências ao Leblon, à Avenida Niemeyer, à Urca e ao Botafogo, por exemplo. Mas é gostoso de ler apesar disso. Alguns dos poemas favoritos:
E esse foi um dos trechos mais marcantes para mim:
“Há lugares em que você sabe que não vai ser feliz, mas vai”
Gosto do fato de não ter vírgulas e minúsculas e como isso nos obriga a ‘ler de novo’ até entender onde diabos elas deviam ficar. Já conhecia o trabalho de escritor do Gregorio (de novo: tem acento nisso?) e adoro ler suas crônicas para a Folha. E gostei da simplicidade dos poemas. Não é como aqueles chatos e pesados com toda uma referência histórica para a gente analisar em sala. Por mim, texto tem que ser gostoso de ler e fácil de digerir. Se não, qual é o prazer?
Alguém já leu? Gostam de livros de poesias?